Campanha: ‘Adote um Copo’ na Semana da Reciclagem

Campanha utiliza a Tagarela da Vila para incentivar a redução do uso dos copos descartáveis

Nesse ano, a Vila Butantan lança a campanha ‘Adote um Copo’, com o objetivo de diminuir o consumo de copos descartáveis ao incentivar o uso de objetos duráveis no dia a dia. Para a ação, entra em cena a ‘Tagarela da Vila’, a Lixeira Interativa criada especialmente para a Semana de Reciclagem de 2016, e que retorna na edição deste ano, entre os dias 23 e 29 de outubro.

Quem passar pelo evento, e depositar o lixo descartável na Tagarela, vai concorrer a um prático copo retrátil – com tampa, que pode ser guardado na bolsa ou mochila e que, ainda tem um porta-comprimidos acoplado.

1x6g30

Por reconhecer a importância da campanha, a Vila vai estender o sorteio também para a Pedalada Mobike Sustentável e para as oficinas que compõem a programação: construção de terrário, oficina com tintas orgânicas e confecção de guirlandas com retalhos de tecidos. E quem fizer o cálculo de sua Pegada de Lixo no site da Vila também vai concorrer ao copo.

A diminuição do consumo de copos descartáveis é uma pequena atitude do cotidiano que causa um impacto profundamente positivo em relação à preservação ambiental. Principalmente num país como o Brasil, em que 700 milhões de copos descartáveis são consumidos por ano.

Um cálculo rápido pode dar a dimensão diária da nossa responsabilidade sobre o assunto. Usar 3 copos descartáveis por dia, no ambiente de trabalho, equivale ao consumo de mais de 700 unidades por ano. Imagine um escritório com dez colaboradores – são mais de 7 mil copinhos utilizados no mesmo período!

Ao considerar que o número de copos que são reciclados ainda é pequeno, – e que esse material leva até 200 anos para se decompor, nesse exato momento o mundo está repleto de montanhas e montanhas de copos descartáveis espalhados por aí.

Screen Shot 2017-10-09 at 17.51.03

Vale ressaltar que a produção de um copo descartável causa vários impactos ambientais, porque utiliza água e petróleo, componente químico do plástico. E mesmo os copos reciclados deixam sua pegada na natureza, porque o processo necessita também do uso de água.

Assim, a Vila Butantan e todos os seus colaboradores e parceiros sentem-se satisfeitos ao incentivar essa campanha que só traz benefícios.

Venha para a Semana de Reciclagem e ‘Adote um Copo’!

Screen Shot 2017-10-01 at 15.38.02Onde: Vila Butantan- Rua Lemos Monteiro 206

Screen Shot 2017-10-01 at 15.38.08Quando- De 23 a 29 de outubro de 2017

Gostou dos eventos?

Faça a sua inscrição para participar de qualquer um dos eventos da Semana Lixo Zero