Comemore o Natal com guirlandas e preservação ambiental na Semana de Reciclagem

Oficina oferece a oportunidade de criar enfeites

e ainda colaborar com o meio ambiente

 A Semana de Reciclagem da Vila Butantan antecipa as comemorações do Natal com uma oficina de confecção de guirlandas a partir de retalhos de tecidos. A oficina acontecerá no dia 28, das 16 as 18 hs, e será ministrada pelas artesãs Renata Ribeiro Ida Gaino, duas apaixonadas pela arte do patchwork. Elas prepararam três modelos incríveis de guirlandas para inspirar os participantes do workshop.

A ação conta ainda com o apoio do Banco de Tecido – uma iniciativa que incentiva a reutilização de tecidos por meio de um sistema de troca. Além de fornecer retalhos para a oficina, o Banco será representado no dia pelo grande figurinista Olintho Malaquias, que poderá falar um pouco sobre as diversas possibilidades do reuso dos tecidos. Atento ao sistema de consumo e pós-consumo da matéria prima que dá vida ao seu trabalho, Olintho usa e abusa dos tecidos de reuso em suas criações.

Todo o material necessário para a aprendizagem será fornecido durante a atividade. Contudo, nada impede que os inscritos levem seus retalhos, fitas e botões de casa para personalizar suas criações.

O reaproveitamento de tecido é uma iniciativa imprescindível para amenizar o impacto do descarte de tecidos no meio ambiente, assunto que pouco se discute publicamente.

E as informações são alarmantes.

Apenas da região do Brás e Bom Retiro, são 20 toneladas de resíduos têxteis geradas diariamente.

São sobras, estoques e erros de produção que acabam indo parar nos aterros sanitários, e levam anos para se decompor porque 70% do material produzido é composto de fibras sintéticas. O poliéster, por exemplo, leva mais de 100 anos para se decompor.A reciclagem de resíduo têxtil ainda é restrita devido a uma série de dificuldades no processo. Por isso, o descarte é a ação usual para lidar com os retalhos e sobras, que poderiam ter uma sobrevida, com um pouco de criatividade.

tecidos2A Vila Butantan – e todos os seus parceiros e colaboradores, estão satisfeitos por oferecer esse workshop durante a Semana de Reciclagem, por compreender que assim cumpre seu papel social e ambiental, além de compartilhar com todo o seu público a beleza de uma das festas mais importantes do nosso calendário.

A guirlanda é um importante símbolo de renovação do tempo e da vida. O formato em círculo significa a perfeição de um universo sem começo e sem fim – porém, harmônico. Confeccionar um objeto com sobras do ano talvez nos permita pensar como construir melhor nossas vidas em um novo período.

Que essa bela simbologia do Natal possa nos inspirar a ter cada vez mais consciência que não há distância entre nós e a Natureza.

Venha para a oficina de guirlandas de retalhos da Semana de Reciclagem.

E Feliz Natal antecipado !!!

São apenas 20 vagas. Inscrições abertas aqui

Screen Shot 2017-10-01 at 15.38.02Onde: Vila Butantan- Rua Lemos Monteiro 206

Screen Shot 2017-10-01 at 15.38.08Quando: Dia 28 de outubro das 16 hs as 18 hs

Gostou dos eventos?

Faça a sua inscrição para participar de qualquer um dos eventos da Semana Lixo Zero