Venha se lambuzar de tinta orgânica na Semana de Reciclagem

Oficina ensina garotada a retirar cores da Natureza na Vila Butantan

Em 28 de outubro, das 15h às 18h, o Vila Butantan vai oferecer uma oficina para crianças aprenderem a produzir tinta orgânica de forma artesanal. Intitulada “Oficina de Arte com Tinta Orgânica”, a ação vai mostrar aos participantes como fabricar as cores que enfeitam o cotidiano de alegria – utilizando sementes, temperos e minerais.

Assim, a oficina vai mostrar à garotada como o café vira o marrom, o laranja é extraído do urucum e o amarelo é feito do açafrão, por exemplo. Mas que – também, outros produtos naturais, como o carvão e a terra, servem para criar tinta para brincar.

Foto: Reprodução

O processo é simples: só misturar água e farinha a um ingrediente natural. Tudo rápido e divertido, como toda criança gosta.

Cada um dos 20 participantes será estimulado a criar sua própria tonalidade e textura de tinta durante uma hora de aprendizagem, ao desenhar e pintar livremente sobre papel – para depois, montar um belo varal expositivo.

A oficina será oferecida em parceria com a Quiosco Cultural – organização que oferece ateliês itinerantes, com intervenções artísticas, por meio do talento de André Fernandess – artista plástico, curador e professor multidisciplinar em escolas, universidades, ONGs e instituições culturais, e que será o coordenador da vivência na ação da Semana de Reciclagem.

Foto: Quiosco Cultural

Especializado na técnica da gravura contemporânea e estamparia, André Fernandess desenvolve novos processos de impressão e formulação de tintas ecológicas com efeitos especiais, e que são utilizadas em materiais de design, arte e figurinos.

Não há pré-requisito ou faixa etária para participar da oficina, devendo as crianças de até 6 anos de idade virem acompanhadas por um responsável. Todo o material utilizado será disponibilizado pela Quiosco Cultural, e já está incluso no valor pago pelos participantes.

A única lembrança é que a garotada esteja com roupas velhas, devido à sujeira inevitável durante a produção do material. (Para lembrar: a tinta orgânica sai facilmente durante a lavagem de tecidos).

Produzir e consumir tinta orgânica ameniza o impacto ambiental. Isso porque a tinta industrial – quando descartada no solo, causa estragos irremediáveis danos a lençóis freáticos, devido aos materiais químicos pesados da sua composição.

Então, estimular a produção caseira de tinta e a utilização durante brincadeiras e estudos são os nossos deveres como humanos conscientes sobre o futuro do planeta.

O valor da oficina de tinta orgânica é de R$ 20 por criança.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Screen Shot 2017-10-01 at 15.38.02Onde: Vila Butantan- Rua Lemos Monteiro 206

Screen Shot 2017-10-01 at 15.38.08Quando: Dia 28 de outubro- Das 15h as 18 hs

Gostou dos eventos?

Faça a sua inscrição para participar de qualquer um dos eventos da Semana Lixo Zero